As bençãos de deixar os primeiros frutos no lugar que lhe são devidos



E um homem veio de Baal-Salisa, e trouxe ao homem de Deus pães das primícias, vinte pães de cevada, e espigas verdes na sua palha, e disse: Dá ao povo, para que coma”. Porém seu servo disse: Como hei de pôr isto diante de cem homens? E disse ele: Dá ao povo, para que coma; porque assim diz o Senhor: Comerão, e sobejará. Então lhos pôs diante, e comeram e ainda sobrou, conforme a palavra do Senhor.
.
E, se forem santas as primícias da massa, igualmente será a sua totalidade; se for santa a raiz, também os ramos serão. Rm 11.16

Introdução;
A Ação de Deus para com o seu povo Israel é bem interessante bem como a posição que o povo de Israel deveria dar a Deus em todo o cenário da sua história.
Em Êxodo 23 como em Levítico e Deuterônomio encontramos a celebração de três festas que os israelitas deveriam celebrar no ano.
1º Festa dos pães amos v.15: onde durante sete dias deveriam comer pães sem fermento porque foi entre os meados de março e abril (abibe) que este povo saiu do Egito, da escravidão egípcia. Ninguém deveria apresentasse a Deus de mão vazia. Esta festa é a continuação da festa da páscoa, nessa festa dos pães sem fermento dava-se graças a Deus pela libertação da escravidão.
2ª Festa é da colheita v.16: Era a festa dos primeiros frutos do plantio, comemorava-se por um período de cinquenta dias depois da páscoa entre meados de maio e junho.  É a festa de gratidão por todos os benefícios de Deus na vida diária de cada israelita.
3ª Festa da colheita geral ou dos tabernáculos v.16: festa celebrada em meados de setembro a meados de outubro, quando armazenavam tudo o que colhiam, festa em gratidão por tudo àquilo que o ano produziu, naqueles dias, todos viviam em tendas de ramos e folhas, para lembrarem-se do tempo, no deserto, quando Deus supria tudo sem a contribuição do esforço humano.
E diante dessas orientações o povo deveria trazer à casa do Senhor, o seu Deus, os primeiros frutos da terra. Seguindo então a orientação descrita em Deuteronômio 26.2.
“apresentem todos os anos os primeiros frutos de tudo que a terra produzir. Coloquem numa cesta e vão ao lugar que o Senhor, o seu Deus, escolher para habitação do Seu Nome”.

1- O que são primeiros frutos;
Ao ordenar o Seu povo Lhe entregasse os primeiros frutos, Deus queria ser distintivo (estabelecer distinção) no coração dos Seus filhos. A entrega das primícias é uma forma de se dar honra ao Senhor.
Vamos ver a ênfase bíblica: Pv 3.9-10.
“Honra ao Senhor com teus bens e com as primícias de toda tua renda; e se encherão fartamente os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares”.
Na tradução da Bíblia Viva o v. 10 está assim: Então os seus celeiros ficarão cheios de trigo e cevada, e os seus tanques de espremer uvas transbordarão de vinho!
No dicionário da língua portuguesa, primícias significam: primeiras coisas de uma série; começos, prelúdios, os primeiros frutos colhidos, os primeiros animais nascidos num rebanho, primeiros lucros, primeiros livros escritos, primeiras emoções e sentimentos.
A Definição bíblica não é diferente, as Escrituras nos mostram a importância que Deus dá ao nosso ato de entregarmos a ele nossas primícias, cuja definição é: “a primeira parte de algo”.

Só pra nós entendermos há duas palavras hebraicas e uma grega que revelam o grau de importância da palavra primeiros frutos, primeiro e principal:
Bikkur: primeiro fruto, termo hebraico que aparece por dezoito vezes no AT.
Reshith: primeiro, principal, vocábulo que aparece por cinquenta vezes no AT dos quais doze tem o sentido de primícias.
Aparché: primeiros frutos, palavra grega que aparece nove vezes no NT.

 2. Entendendo os textos bíblicos: II Reis 4.42-44, Rm 11.16.
A primeira passagem nos mostra que Eliseu recebe de um homem de Baal-Salisa vinte pães de cevada feito dos primeiros frutos da colheita e algumas espigas verdes ordenou a Geazi, sirva a todos, o ajudante disse a Eliseu Como vamos alimentar Cem homens que estão aqui reunidos com vinte pães e essas espigas verdes? Eliseu disse pode começar a repartir, pois assim diz o Senhor: eles comerão com fartura a ainda haverá sobra! Então ele serviu, e todos comeram e se fartaram e ainda sobrou, conforme a palavra do Senhor.
Os pães foram feitos dos primeiros frutos, a um destaque nisso aqui, a palavra do profeta ao seu servo nos diz que é importante acreditarmos que se entregamos os primeiros lucros ao Senhor, na Sua casa de Oração, no Templo não nos faltará nada. O fato de entender o principio bíblico e aplicar com fé santificará o restante e haverá sobra, isto é, multiplicação.
Mais uma vez o ato de entregar ao Senhor as primícias da nossa renda é dar-Lhe honra. É distingui-lo, é demonstrar lugar especial em nossas vidas.  Voltando a história, a rebelião de satanás foi à tentativa de usurpação desta posição divina e ainda hoje ele tenta tomar o trono de Deus em nossos corações, quanto a nós devemos manter o Senhor em Seu devido lugar.

O maior ensino sobre esse assunto é o de Jesus em Mateus 6.33.
“coloquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus, e a sua justiça, e ele dará a vocês todas essas coisas” VIVA.

Quando vemos Paulo falando aos cristãos em Roma ele estava ensinando que, ao santificar a primeira parte, você santifica também o que vem depois. Quando santifico as primícias da minha renda entregando na casa do Senhor estarei liberando o cuidado, proteção, um herbicida espiritual para o restante que fica comigo, com você.
Também podemos entender assim, se a raiz que é a parte mais importante for santificada (entregue ao Senhor no Templo), então os ramos e tudo o que surgir dela serões santificados.

3- Avaliando as ofertas de Abel e Caim;

Vamos pegar o texto Genesis 4. 2-7, antes do estabelecimento da lei a diferenciação entre as ofertas de Caim e Abel. Deus se agradou de Abel, pois esse trouxe ao Senhor as primícias do seu rebanho e de Caim Deus não se agradou. Por quê? Quando chegou o tempo da colheita Caim trouxe uma oferta dos produtos da terra, mas esses produtos não eram as primícias por isso Deus disse: se você procedesses bem, não é certo que seria aceito? Primeiro vou ver se vai dar, então oferecerei, não é o correto, lembrem-se Jesus disse: “Coloquem em primeiro lugar o Reino de Deus”.

“Honrar ao Senhor com a entrega das primícias traz benção, mas brincar com Deus no tocante a isto gera juízo!”

Conclusão
Irmãos e irmãs não quero ousar em hipótese alguma afirmar que a entrega das primícias tenha que ser necessariamente, uma contribuição, além dos seus dízimos e ofertas como alguns  nos dias atuais afirmado isso, mas quero dizer que nada impede de agirmos com contribuições específicas, quando as igrejas locais estabelecem desafios. A ideia desta ministração é que você venha colocar Deus em primeiro lugar no que diz respeito a sua contribuição, quanto os seus Dízimos e ofertas e quando a obra do Senhor necessite de você. Sua fidelidade ajudará o avanço da sua igreja. Deus abençoe.

Pr Loimar
Fontes: Bíblia Shedd; Bíblia VIVA; Bíblia NTLH; Honrando ao Senhor com nossos bens, Luciano Subirá; Enciclopédia de Bíblia Teologia e Filosofia, volume 5, Russell Norman Champlin, Ph.D., Pr João Marques Bentes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário