Influência Musical na Vida da Juventude



“Ada deu à luz a Jabal; este foi o pai dos que habitam em tendas e possuem gado. O nome do seu irmão era Jubal; este foi o pai de todos os que tocam harpa e flauta.” Gn 4.20.21.

Jubal criou  na vontade de Deus uma das artes que tem o poder de influenciar nossas emoções. Sendo, assim é da natureza humana produzir música, a música está diretamente ligada ao nosso dia-a-dia. No carro, na Loja, na casa até em alguns trabalhos, alguns dizem que anima o ambiente, e através da música lembramos de alguém ou algum momento bom ou ruim que passamos, lugares etc...

A música exprime com certa eficácia:
Alegria;
Tristeza e esperança;
Vitória;
Consagração; entre outras.

Agora, percebemos que a muita música que carrega consigo a cultura do desagradável; passando a ser condutor do nada, onde as letras são de péssimo gosto e a “asneira” rola solto.

Quando saio observo muitos jovens nas ruas, nos ônibus em viagens, estando também nos shoppings, nos fast food, nas igrejas, jovens e juvenis sempre com um fone de ouvido ouvindo musicas, digo que não tenho nada contra, mas a verdade é que com a tecnologia a música se tornou mais presente ainda, abrindo cavidades na mente e no coração. Sem falar das grandes aglomerações em shows musicais, horas e horas recebendo informações através da música.
Lembro-me que na década de 90 adquiri o meu primeiro celular era aqueles que faziam e recebiam chamadas e mandavam torpedos e o entretenimento era o “jogo da cobrinha”, pra mim ouvir música era em casa através do rádio, fitas cassetes, CDs e no carro em viagem. Um tempo bem interessante esse.

Vamos refletir na influência musical nos dias atuais, sondando primeiro a área da mente e depois a do comportamento:
 Quero começar com duas pergunta: Na música que você escuta, quais os valores e princípios que estão sendo transmitidos? Quais as ideologias e como tudo isso interage com você?

1- Música e a Mente;
As escrituras nos dizem: “Tudo o que é verdadeiro, tudo que é respeitável, tudo que é justo, tudo o que é puro...seja isso o que ocupe o vosso pensamento” Fp 4;8.

Fatos atestam o grande efeito que a música exerce sobre a pessoa. Ela pode criar vários climas como de: violência, nostalgia, êxtase, romance, acalma entre outros.
Encontramos uma passagem bíblica que mostra isso claramente I Sm 16:14-23. Saul e Davi.
O Rei Saul chegou num estado de perturbação tal que ele só se acalmava com a música, ele mandava chamar um jovem tangedor chamado Davi, filho de Jessé que tangia sua harpa até que a perturbação deixasse o Rei Saul.
A música hoje através de suas letras falam de Deus o que chamamos de louvores, cidadania, mas também é usada para falar de drogas, libertinagem entre outras.
Essa é a questão, a mensagem transmitida: podem firmar ainda mais os pensamentos bíblicos em nossa mente e coração, bons valores e também os princípios bíblicos podem ser facilmente influenciado, podendo até ser transformacional.

Em estudo firmamos mais uma pergunta: Como e quanto a música tem influenciado sua vida?
Já dizem que o cérebro é como uma esponja que vai absorvendo, e a medida que vai absorvendo vai dando forma a mente humana. Como acontece, neste caso? Ao ouvir uma musica e sem reflexão e ouvidas por repetidas e repetidas vezes a mensagem fica impregnada na mente e por vezes são letras que não edificam passando a vê-las   como normal (nada a ver) e está por sua vez define  as orientações deixando-o subordinado/da.
“Olhe uma criança, logo você percebe que ela está cantando uma música e se passa várias vezes a frente da televisão e observa  um programa de auditório não leva tempo está  dançando conforme as batidas e gestos daquele que canta, assim tem sido  “diga, a música não é influenciável”
Lendo um material encontrei esta colocação e as seguintes perguntas: “a musica diz que o rapaz estava fazendo amor com uma moça mas ele gosta mesmo era de outra. O que você acha disto? Você acha aceitável? O que a bíblia diz?” A bíblia  ensina que o sexo antes e fora do casamento é pecado, isto é chamamos de imoralidade.

O que de fato não  podemos esquecer é aquilo que Jesus diz :  “estreita é a porta e apertado o caminho que conduz para a vida e são poucos os que acertam por ela”. Mt 7:14.
Para quem entende o que está escrito isso deve estar martelando a nossa mente.
A musica também pode causar um sentimento de alienação deixando o individuo vulnerável as manipulações humanas. Várias seitas religiosas usam a música para trabalhar na mente das pessoas.

Irmãos e irmãs Deus se preocupa com o que está na nossa mente, o apóstolo Paulo escreveu:  que a mente que temos que ter é a mente de Cristo I Co 2.16.


2. Música e comportamento;

Boa parte de nossa influência cultural nos chega através da música e do seu ritmo, a musicalidade no Brasil se formou através da mistura de elementos europeus, africanos e indígenas e outras influências foram se somando ao longo da história.  Aristótoles filósofo grego  nascido 384 a.c disse: “a música tem o poder de formar o caráter”.
Partindo daí podemos ver que a música e seu ritmo tem um grau muito alto de persuasão. A musica na sua secularização passou a trabalhar muito a exaltação do sentido, o culto do corpo, persuadindo diretamente no comportamento. As pessoas acabam mudando seu comportamento, linguajar, vestuário.

1- linguagem musical: No Livro de Salmos, Sl 19:14 o salmista escreve: “As palavras dos meus lábios e o meditar do meu coração sejam agradáveis na tua presença, Senhor, rocha minha e redentor meu!”.
Deve-se tomar cuidado com músicas que tem letras vulgares, muitas mensagens  incutem no homem e na mulher que eles são objetos de prazer.
Paulo exorta em Efésios 5:4 “Não usem palavras indecentes, nem digam coisas tolas ou sujas, pois isso não convém a vocês. Pelo contrário, digam palavras de gratidão a Deus”.

2- conceito musical: Músicas que questionam a perspectiva de futuro, músicas que criticam a nação, como se não houvesse tempos melhores, outros estimulam a bebida, bagunça, farra, traição, aventuras amorosas etc...

Conclusão:
Como você escolhe as músicas que ouve? Você pode ouvir qualquer tipo de música? A música que você ouve agrada a Deus?
Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas. I Co 6:12. Todas as coisas são lícitas, mas nem todas convêm; todas as coisas são lícitas, mas nem todas edificam. I Co 10.23.
Pr Loimar Porcides Ferreira

Fonte: O desafio do mundo pós-moderno, 2005. Editora Cristã Evangélica.

 Biblia de referências Thompson, 1998 editora Vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário